sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FESTA 53 abre inscrições em meio à classe artística

Com destaque no circuito nacional, o festival também pretende integrar a cultura em Santos

Por conta do grande público, por vezes o microfone não fez efeito para quem estava sentado aos pés das escadas da Pinacoteca Benedito Calixto. O II Sarau Santista superou as expectativas e atraiu mais de cem pessoas em suas quatro horas de duração, celebrando os 465 anos da Cidade no último dia 26. Sentados nas fileiras ou em pé, próximos à sacada da Pinacoteca, todos os presentes receberam com aplausos a abertura do edital de inscrições do 53º Festival Santista de Teatro (FESTA) - Respeitável Público.



O festival, que volta a ter posição de destaque no cenário nacional, terá suas inscrições abertas até o dia 27 de fevereiro. As companhias teatrais de todo o Brasil podem participar nas categorias de mostra Adulta, Infantil e de Teatro de Rua. O regulamento e a ficha de inscrição constam no site oficial do festival - www.festivalsantista.com.br. Neste ano, o FESTA será realizado entre os dias 15 e 23 de abril.
Ao decorrer do sarau, em meio a apresentações de poesia, música e dança, o coordenador geral do FESTA, Leandro Taveira, ressaltou a interação da classe artística. “Um objetivo do FESTA é de ser também um espaço comum aos artistas, que faça parcerias com diversas áreas, reunindo a própria cultura em Santos”. Promover a integração dos segmentos culturais vai ao encontro do tema desta edição do festival, homenageando o "Respeitável Público".
Durante o evento, atores e diretores da Região falaram sobre a importância de ter contato com os espectadores. "O artista depende sempre do público, tem que estar sempre interagindo com o público, e a resposta dele é o nosso feedback. Até mesmo porque o artista faz a obra para as outras pessoas", disse Elis Lucas, que interpretou Anna Pimentel na Encenação da Fundação da Vila de São Vicente deste ano. "No fundo, o público é a razão de existir do artista. O nosso trabalho é produzir a reflexão ao próximo", comentou Júnior Brassalotti, diretor de produção do Curta Santos.
O FESTA 53 tem como parceiros o Programa de Ação Cultural (ProAC) - Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Santos, além de apoio da Associação dos Artistas e Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

Fotos: Márcio Barreto

Um comentário:

  1. Olá, qual é o e-mail para inscrição no Festival de Teatro?
    Att.
    Carla Regina
    teatratividade@gmail.com

    ResponderExcluir