terça-feira, 30 de março de 2010

Mais: Ednaldo Freire.

Ednaldo Freire é ator, diretor e cenógrafo.
Ao longo de sua carreira participou de mais de cem espetáculos nas diversas categorias, dirigiu mais de cinquenta espetáculos teatrais.
Foi aluno de Eugênio kusnet, Antônio Abujamra, Roberto Vignati entre outros. Estudou teatro na Fundação das Artes em São Caetano do Sul, participou do Worshop para diretores e profissionais a convite da Cultura Inglesa, ministrado por Roger Croucher – diretor da Escola de Artes Dramáticas da Real Academia de Londres.
Lecionou interpretação no Teatro Escola Macunaíma durante seis anos, participou do Projeto Dano-Brasileiro (Brasil-Dinamarca) coordenado pelo diretor Woker Quant, do Grupo Teatral Fair Play da Dinamarca em 1985.
Fundador juntamente com o diretor Carlos Alberto Soffredini e vários artistas de um dos mais importantes grupos teatrais paulistano da década de 70 Grupo Mambembe.
Implantou e formou grupos teatrais em várias empresas tais como: Siemens, IBM, Petrobrás, Banco Safra, Clube Pinheiros etc.
Criou, orientou e dirigiu conjuntos teatrais das mais variadas realidades. Ministrou cursos e oficinas a convite da Secretaria de Estado da Cultura e dos próprios municípios em várias cidades como Franca, Bauru, Barra Bonita, Ribeirão Pires, Mauá, São João da Boa Vista, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos etc.
É orientador desde sua implantação do Projeto Ademar Guerra, criado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Ministrou palestras, integrou comissões julgadoras em vários Festivais de Teatro, inclusive o Mapa Cultural.
Muitas vezes premiado, em 1973/1976 e 1977 recebe o Prêmio Governador do Estado nas categorias de cenógrafo, figurinista e diretor respectivamente.
Em 1981, é escolhido pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte como diretor revelação pelo espetáculo “Cala Boca Já Morreu”. Em 1996, ganha o prêmio especial do júri APCA, junto com o dramaturgo Luis Alberto de Abreu, pela criação do Projeto de Comédia Popular Brasileira, criado por ambos. Foi ainda indicado por diversas vezes para os prêmios Mambembe, APETESP e Shell. Em 2002 foi indicado e vencedor do Prêmio Panamco de Teatro como melhor diretor pelo espetáculo “Auto da Paixão e da Alegria”.
Atualmente é diretor da Fraternal Companhia de Artes e Malas artes e coordenador do Projeto de Comédia Popular Brasileira e professor de interpretação cômica no Teatro Escola Célia Helena.


Ednaldo Freire




Nenhum comentário:

Postar um comentário