terça-feira, 30 de março de 2010

XIV FESCETE inscrições até 30 de abril!

Estão abertas as inscrições para o 14º Fescete - Festival de Cenas Teatrais, que será realizado de 18 de junho a 2 de julho, com a participação do ator santista Sérgio Mamberti e de artistas mirins. Criado em 1997, o Fescete é realizado pela Tescom e Secult, visando orientar o processo de criação, promover o intercâmbio cultural entre artistas e incrementar a formação de novos talentos. O Festival reúne cenas nas categorias adulto, mirim, estudantil (fundamental e médio) e monólogo, além do 4º Concurso Estudantil de Poesia.

A 14ª edição trabalha o tema "Recriando Sentidos", e coloca em foco o papel dos autores e dos espectadores no processo de redescoberta do sentido de cada obra artística no momento da sua criação.

A base de toda ação criativa está na relação do homem com o meio que, por novas necessidades, nasce o desejo de encontrar novos olhares. A ação criativa por sua vez, necessita da imaginação que depende de experiências prévias e que se desenvolve no âmbito do faz de conta. A criatividade assim possibilitada dá condições ao homem de estar em contínua mudança, estado em constante recriação dos sentidos.

Recriar sentidos é inato à criança no campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras. Quando a criança e seus parceiros confrontam suas próprias “zonas de desenvolvimento proximal”, nos termos de Vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas auto-reguladoras de ação, ou seja, modos pessoais historicamente construídos de pensar, sentir, memorizar, mover-se, gesticular etc. (OLIVEIRA, Zilda Ramos. 2002).

É nesta capacidade de recriar significados que o XIV FESCETE – Festival de Cenas Teatrais homenageia Sérgio Mamberti, por todo seu talento e dedicação na reciação de novos sentidos, se aproxima dos atores mirins e descortina a criança que está em cada um de nós humanos.



Sérgio Mamberti, homenageado da 14ª Edição do FESCETE, é santista de nascimento, ator e diretor eclético e desembaraçado, ligado a importantes iniciativas de fomento das atividades teatrais.

Informações: 3233-6060 ou no site do Tescom: http://www.estudiotescom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário